top of page

Os 10 maiores Picos do Brasil

  • Foto do escritor: almaviajeira
    almaviajeira
  • 25 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Os 10 maiores Picos do Brasil fazem parte da minha listinha de coisas a fazer. Então vamos descrever abaixo a lista oficial e um pouquinho sobre cada Pico.


1º Pico da Neblina (2.995 metros de altura) : o pico encontra-se no norte do Estado do Amazonas (Serra do Imeri), na fronteira com a Venezuela, mas seu cume está totalmente em território brasileiro. O mesmo não tem liberação para acesso, pois ainda não possui estrutura necessária e segura para receber visitação. O nome origina-se por conta da montanha estar quase sempre com neblina em seu cume.



Pico da Neblina


2º Pico 31 de Março (2.974 metros de altura) : o pico também encontra-se na Serra do Imeri, a poucos metros do Pico da Neblina. E também ainda não possui acesso liberado para visitação.



Pico 31 de Março ao lado do Pico da Neblina

3º Pico da Bandeira (2.891 metros de altura) : fica na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais dentro do Parque Nacional do Caparaó. É possível ter acesso a trilha para o Pico tanto por Minas quanto por Espírito Santo.



Pico da Bandeira


4º Pedra da Mina (2.798 metros de altura) : o pico faz parte da Travessia da Serra Fina que encontra-se no conjunto de montanhas da Serra da Mantiqueira. É possível ter seu acesso pela trilha da travessia ou pela via Paiolinho (bate e volta). Já fizemos esse Pico e em breve falaremos um pouquinho sobre ele.



Pedra da Mina

5º Pico das Agulhas Negras (2.791 metros de altura) : situa-se no Parque Nacional de Itatiaia, além de ser o quinto maior do Brasil, ele também possui o título de maior do Estado do Rio de Janeiro. Costuma registrar temperaturas baixas, apesar de estar em uma zona tropical. Também já fizemos essa subida e em breve iremos relatar essa trip.



Agulhas Negras


6º Pico do Cristal (2.769 metros de altura) : localiza-se na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó, Estado de Minas Gerais. Possui esse nome devido sua formação rochosa de quartzo.



Pico do Cristal


7º Monte Roraima (2.734 metros de altura) : esse monte é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional Monte Roraima. Estando na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O monte possui um formato de mesa e uma vegetação diferente da existente em sua base.



Monte Roraima


8º Morro do Couto (2.680 metros de altura) : o pico encontra-se no Parque Nacional de Itatiaia e possui fácil acesso, logo no início do parque. Também é possível seu acesso através da base do Pico das Prateleiras.



Morro do Couto


9º Pedra do Sino (2.670 metros de altura) : encontra-se no Parque Nacional de Itatiaia, e pode ser avistada de cima pelo Pico das Agulhas Negras. Possui uma longa caminhada até a chegada ao sua base. A montanha tem o formato que lembra um sino.



Pedra do Sino Itatiaia


10º Pico dos Três Estados (2.665 metros de altura) : faz parte das montanhas da Serra Fina que encontram-se na Serra da Mantiqueira. Em seu cume encontram-se as divisas entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.



Pico dos Três Estados


Atualmente esta é a listagem oficial segundo o IBGE. De todos, realizamos apenas dois: Pico das Agulhas Negras e Pedra da Mina, respectivamente o 5º e o 4º maior do Brasil.

Por ter níveis diferentes de dificuldade e também acesso, aconselhamos a ida com Guia local especializado.


Esse ano ainda pretendemos realizar mais 3 picos dessa lista, aguardem!!!



 
 
 

Comments


© 2018 por ALMA VIAJEIRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page