top of page

Pico da Caledônia

  • Foto do escritor: almaviajeira
    almaviajeira
  • 29 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

O Pico da Caledônia situa-se entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu (Estado do Rio de Janeiro), atualmente foi atribuído ao Parque dos Três Picos.


Para chegar ao Pico você deve pegar a Estrada Pico da Caledônia, que fica no bairro Cascatinha e ir até onde seu carro conseguir (rsrsrs), pois além de ser um caminho com trechos bem íngremes, começa a ter muitos buracos no chão, impedindo a passagem de qualquer carro.


Quando decidir parar o carro, é só continuar subindo a pé, até que encontrará a primeira placa (ainda com a medição antiga de 2.219 metros de altitude), logo em seguida encontrará a portaria, a trilha está praticamente abandonada, e não encontramos nenhum responsável durante a subida.



ree


O pico sofreu nova medição, sendo então identificado com 2.257 metros de altitude, segundo o IBGE.


ree
Portaria da Trilha



A entrada da portaria vai te deixar um pouco confuso, mas realmente é necessário entrar pelo buraco existente na grade,e ai é só dar continuidade por mais alguns metros, até chegar na escadaria. A escadaria possui 645 degraus, haja panturrilha e joelho...kkkk



ree

Quando chegamos ao final da escadaria, vimos a nossa direita uma torre, é por esse caminho que se chega ao Pico da Caledônia, e caso queira ir até a ponte é só ir para o caminho da esquerda.



ree
Pico da Caledônia

É preciso ter bastante cuidado na hora das fotos em cima do Pico, pois a sua frente existe uma queda livre de pelo menos 70 metros de altura. Então é bom lembrar, que quem não se sentir seguro, não deve ir até seu cume por questão de segurança.






ree

Após uma hora mais ou menos no Pico, pegamos o caminho oposto e fomos em direção a Ponte.



ree
Nessa foto é possível ver a Ponte ao fundo

A ponte suporta apenas 150kg, então é mais seguro que vá no máximo duas pessoas por vez.



ree

ree

No caminho de volta paramos para tirar uma foto no mirante, por ser um espaço aberto ainda na trilha, a galera costuma utiliza-lo também para acampar. Pois no Pico não há área para camping.



ree

ree




Quando terminamos a trilha, a fome estava de matar e fomos até o Restaurante O Peixão, o mesmo faz parte do caminho de volta e vale a pena a parada.

Além de ter uma equipe super atenciosa, a comida é excelente.


A trilha é de nível moderado e de fácil acesso, é possível fazê-la sem guia. Gravamos nossa trilha (ida e volta), pois esqueci de finalizar quando cheguei lá em cima...kkkkk

Lembrando que a gravação iniciou a partir de onde o carro conseguiu chegar. Mas tá ai o link pra quem quiser conferir: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pico-da-caledonia-ida-e-volta-34776000


Até a próxima trilha galera!!!

Comentários


© 2018 por ALMA VIAJEIRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page