Pico da Caledônia
- almaviajeira
- 29 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
O Pico da Caledônia situa-se entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu (Estado do Rio de Janeiro), atualmente foi atribuído ao Parque dos Três Picos.
Para chegar ao Pico você deve pegar a Estrada Pico da Caledônia, que fica no bairro Cascatinha e ir até onde seu carro conseguir (rsrsrs), pois além de ser um caminho com trechos bem íngremes, começa a ter muitos buracos no chão, impedindo a passagem de qualquer carro.
Quando decidir parar o carro, é só continuar subindo a pé, até que encontrará a primeira placa (ainda com a medição antiga de 2.219 metros de altitude), logo em seguida encontrará a portaria, a trilha está praticamente abandonada, e não encontramos nenhum responsável durante a subida.

O pico sofreu nova medição, sendo então identificado com 2.257 metros de altitude, segundo o IBGE.

A entrada da portaria vai te deixar um pouco confuso, mas realmente é necessário entrar pelo buraco existente na grade,e ai é só dar continuidade por mais alguns metros, até chegar na escadaria. A escadaria possui 645 degraus, haja panturrilha e joelho...kkkk

Quando chegamos ao final da escadaria, vimos a nossa direita uma torre, é por esse caminho que se chega ao Pico da Caledônia, e caso queira ir até a ponte é só ir para o caminho da esquerda.

É preciso ter bastante cuidado na hora das fotos em cima do Pico, pois a sua frente existe uma queda livre de pelo menos 70 metros de altura. Então é bom lembrar, que quem não se sentir seguro, não deve ir até seu cume por questão de segurança.

Após uma hora mais ou menos no Pico, pegamos o caminho oposto e fomos em direção a Ponte.

A ponte suporta apenas 150kg, então é mais seguro que vá no máximo duas pessoas por vez.


No caminho de volta paramos para tirar uma foto no mirante, por ser um espaço aberto ainda na trilha, a galera costuma utiliza-lo também para acampar. Pois no Pico não há área para camping.


Quando terminamos a trilha, a fome estava de matar e fomos até o Restaurante O Peixão, o mesmo faz parte do caminho de volta e vale a pena a parada.
Além de ter uma equipe super atenciosa, a comida é excelente.
A trilha é de nível moderado e de fácil acesso, é possível fazê-la sem guia. Gravamos nossa trilha (ida e volta), pois esqueci de finalizar quando cheguei lá em cima...kkkkk
Lembrando que a gravação iniciou a partir de onde o carro conseguiu chegar. Mas tá ai o link pra quem quiser conferir: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pico-da-caledonia-ida-e-volta-34776000
Até a próxima trilha galera!!!
Comments